• Praça Licínio Pereira, 24 - CEP: 64.645-000.
  • (89) 98152-2611

Breadcrumbs

Previous Next

A Prefeitura de Francisco Santos, na administração do prefeito Dr. Luís José, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro de cirurgiões-dentistas e técnicos/auxiliares em saúde bucal. A reunião aconteceu no último sábado, 13 de janeiro, na UBS José Idelfonso de Barros.

Sob palestra da cirurgiã-dentista Heloísa Clara, temas foram debatidos na ocasião, como: Política Nacional de Saúde Bucal (Histórico, Diretrizes, Legislação, Financiamento, Desempenho), Indicadores (Estratégicos e Ampliados), Informação dos Atendimentos Individuais e Coletivos (Registro e Lançamentos), Biossegurança no Consultório Odontológico e Vistorias do Conselho Regional de Odontologia e Vigilância Sanitária.

Com o evento, a Secretaria de Saúde de Francisco Santos buscou o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da saúde bucal, levando a atualização de conhecimentos específicos para que possam realizar um melhor trabalho no município. Além disso, os profissionais puderam sanar possíveis dúvidas existentes.

Francisco Santos é conhecido pelo trabalho realizado na assistência bucal na primeira infância, se tornando referência a nível estadual através das ações que são desenvolvidas voltadas, especificamente, para as crianças.

A secretária de Saúde de Francisco Santos, Ana Vilma, falou sobre o encontro.

“Essa reunião trouxe mais informações para os profissionais que desempenham suas funções na área de saúde bucal. Desejamos trazer mais eventos como esse para que eles possam sempre estar atualizados e preparados para cuidar da nossa população”, disse.

Previous Next

Na busca constante por aprimorar os serviços de saúde bucal, a Prefeitura de Francisco Santos, sob a liderança do prefeito Dr. Luis José, está realizando uma série de ações e investimentos significativos.

A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Saúde, abrange diversas frentes para fortalecer a qualidade do atendimento odontológico no município.

Uma das estratégias adotadas é a formação continuada dos profissionais da área, visando manter a equipe atualizada com as práticas mais recentes e avançadas. Além disso, o fortalecimento das equipes, por meio do investimento em recursos humanos, é uma prioridade para garantir um atendimento eficiente à população.

A Prefeitura está intensificando a melhoria da estrutura física das unidades básicas de saúde, priorizando ambientes adequados para procedimentos odontológicos. Investimentos específicos estão sendo direcionados para otimizar as rotinas de biossegurança, incluindo reformas, pinturas e reparos elétricos e hidráulicos, implementados após avaliação técnica do Conselho Regional de Odontologia.

Reuniões estratégicas envolvendo gestores, profissionais da saúde bucal e agentes comunitários têm sido promovidas de forma estratégica. O intuito é apresentar novos membros às equipes, reorganizar serviços e implementar melhorias contínuas para aprimorar o atendimento odontológico no município. Além disso, atendendo às solicitações dos profissionais, foi investido na aquisição de equipamentos essenciais para garantir a segurança nas rotinas de trabalho. A sala de esterilização, por exemplo, foi equipada com uma nova seladora, enquanto a organização dos materiais e insumos foi aprimorada para reduzir riscos de contaminação. O prefeito municipal, Dr. Luis José, destacou a importância dessas ações para a comunidade.

“Estamos empenhados em oferecer um serviço de saúde bucal de excelência, com profissionais qualificados, estrutura adequada e foco na segurança e bem-estar da população de Francisco Santos”, ressaltou.

A Secretaria de Saúde, Ana Vilma, reforçou o compromisso com a promoção da saúde bucal. “Expresso profundo agradecimento pelo apoio incansável da gestão municipal, liderada pelo prefeito Dr. Luis José, o empenho dedicado dos profissionais de saúde tem sido crucial para o sucesso das ações em prol da saúde no município. É com satisfação que destacamos as melhorias significativas em curso, desde a formação continuada dos nossos profissionais até as reformas nas unidades básicas de saúde. Juntos estamos construindo um serviço de saúde bucal mais qualificado e acessível para toda a nossa comunidade”, afirmou. 

Previous Next

A Prefeitura de Francisco Santos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes das Unidades Básicas de Saúde do Alto do Cecílio, Idelfonso e da Jurema, realizou nesta terça-feira, 31 de outubro, um evento em alusão ao "Outubro Rosa".

Durante o evento, foram discutidos tópicos essenciais, incluindo o autoexame do câncer de mama, a coleta do PCCU, mamografia e a ultrassom da mama.

O evento aconteceu no Centro Administrativo e contou com a presença dos palestrantes Alexandre Costa, Carla Santos, Clarisse Cavalcante e Silvaneia Anjos.

As ações contaram com o apoio do prefeito Luís José e da secretária de saúde, Ana Vilma, destacando o compromisso de toda a gestão com a saúde e o bem-estar da comunidade. 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. 

Previous Next

No espírito de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e em celebração ao movimento Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde do município de Francisco Santos proporcionou às alunas da Academia da Saúde uma manhã repleta de lazer e aprendizado.

O evento ocorreu nas instalações do Clube Piscina Buteko Vegas e reuniu mulheres de diferentes idades, desde adolescentes de 15 anos a senhoras de 70 anos de idade.

As ações contaram com o total apoio do prefeito, Dr. Luís José de Barros e da secretária de  saúde, Ana Vilma.

A programação do evento incluiu diversas atividades destinadas a promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, bem como a valorização da saúde e do bem-estar das mulheres da comunidade.

A enfermeira Clarisse Calvacante ministrou uma palestra informativa, destacando a relevância da mamografia e do autoexame na prevenção do câncer de mama.

Na ocasião, também foi realizada uma passeata realizada por algumas alunas, que percorreram as ruas do município em suas motocicletas, promovendo a conscientização sobre a importância do Outubro Rosa.

A participante Cláudia Modas contribuiu para a atmosfera festiva do evento ao ofertar prêmios para sorteio, tornando a manhã ainda mais especial.

Após as atividades da manhã, as participantes desfrutaram de um almoço saudável e nutritivo, promovendo hábitos alimentares conscientes.

A diversão também esteve na programação, com aulas de dança e outras atividades recreativas. Tudo isso foi acompanhado de perto pela Educadora Física Jussineide Rodrigues, que destacou a importância do exercício físico na manutenção da saúde.

"O Outubro Rosa não é apenas um mês de conscientização, mas uma oportunidade para celebrar a vida, a saúde e a união em torno de uma causa tão importante. Eventos como esse continuam a fortalecer a comunidade e a elevar a consciência sobre a saúde das mulheres", destacou a educadora física, Jussineide Rodrigues, que coordena o grupo das mulheres que frequentam a Academia de Saúde.

Previous Next

A Prefeitura de Francisco Santos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra nesta quinta-feira, 28 de setembro, como parte das atividades da campanha Setembro Amarelo, mês de Conscientização da Vida e Prevenção ao Suicídio.

A iniciativa contou com a colaboração da equipe do Alto Cecilio e do Caldeirão, e foi conduzida iniciamlmente pela enferemeira Carla Santos, pelo Dr. Diego Brito e pela educadora física, Jussineide Rodrigues, que também realizou dinâmicas com os alunos. A palestra foi promovida na Unidade Escolar Franco Rodrigues, a convite da diretora Bruna Santos, e teve como foco o tema: Depressão. Durante o evento, os palestrantes destacaram a importância de estar atentos aos sinais daqueles que estão passando por momentos difíceis e pedindo ajuda de alguma forma. Além disso, enfatizaram a necessidade de respeitar e levar a sério esses pedidos de auxílio, bem como de encorajar as pessoas da forma correta.

A ação contou com total apoio do prefeito Luís José e do vice-prefeito, Edson Carvalho, e também da secretária municipal de saúde, Ana Vilma. Jussineide Rodrigues, conduziu dinâmicas que envolveram os participantes, tornando o evento ainda mais interativo e impactante. O Setembro Amarelo é um movimento que visa combater o tabu em torno do suicídio e estimular a prevenção, a conscientização e a busca por ajuda. Eventos como a palestra realizada em Francisco Santos desempenham um papel fundamental na promoção desses objetivos, oferecendo orientação e apoio àqueles que enfrentam desafios relacionados à saúde mental.

Prefeitura de Francisco Santos - PI. CNPJ: 06.553.713/0001-69.

Praça Licínio Pereira, 24 - CEP: 64.645-000.

Horário de Atendimento: Segunda à sexta - 07:00h às 13:00h

Fone: (89) 98152-2611

pref.franciscosantos@hotmail.com

Francisco Santos - PI.